Loja da Rede Z Café, que dá início ao modelo de franquias da empresa, teve seu projeto elaborado pela arquiteta Aline Fuhrmeister

z czfé

Recentemente, a Rede Z Café inaugurou a sua primeira franquia Takeaway em Porto Alegre e o projeto arquitetônico revela o amadurecimento de um longo trabalho. A arquiteta Aline Fuhrmeister, que atua junto à empresa há 10 anos, assina as lojas do Z e destaca a preocupação dedicada à nova unidade para manter uma identidade sem deixar de modernizar.

“Essa é uma evolução do processo de trabalho de todos os cafés que já fizemos. Trocamos revestimentos e atualizamos as escolhas para estar alinhados com uma arquitetura mais contemporânea. Mantivemos algumas caraterísticas iniciais, como o uso de madeira, mas reforçamos o preto para poder utilizar outros materiais, como o ferro, os azulejos e as estruturas aparentes”, explica.

A arquiteta adianta que a intenção é de que as franquias Takeaway adotem este modelo contemporâneo, com mais leveza, estabelecendo um padrão, mas sempre buscando manter “a cara do Z”. “Os processos de desenvolvimento de projeto e execução estão mais breves em função do nosso preparo e da padronização de mobiliário e fornecedores, para acompanhar a rapidez de abertura das franquias.”

O ponto central da loja apresenta uma mesa alta comunitária, com acesso a tomadas e sequência de luminárias, é claro, na cor preta. “As luminárias foram escolhidas em grande número para dar esse efeito estético e achamos que era um momento legal de apostar na mesa alta, as pessoas já estão mais acostumadas a isso”, avalia. O espaço de convivência dentro da loja inclui ainda um banco fixo e mesas soltas, também com amplo acesso a tomadas, além de almofadas com estampas modernas em tom cinza.

“O aspecto geral do projeto apresenta blocos de concreto aparentes, originais da estrutura da loja. Quase não trabalhamos com pintura, utilizamos apenas azulejos pretos padronizados na área de preparo. Também há uma pintura decorativa que desenhei com o logotipo Z Café Takeaway e que está centralizada em uma das paredes”, completa Aline.

Por fim, a fachada mantém o padrão escuro interno na testeira com logotipo de luminosidade interna. “A estrutura da vitrine é toda preta para marcar essa identidade. Quis fazer diferente porque geralmente essas peças são feitas em inox, e isso reforça a continuidade desse trabalho, aliando a apresentação moderna das franquias Takeaway do Z Café”, finaliza a arquiteta.

Contatos:
Aline Fuhrmeister / DU Arquitetura Estratégica
(51) 3237-4412
http://www.du.arq.br

Z Café Trend Nova Carlos Gomes
Av. Sen. Tarso Dutra, 565, Petrópolis, Porto Alegre, RS
http://www.zcafe.com.br/